segunda-feira, 24 de agosto de 2015


O CARÁTER ANTI-INFLAMATÓRIO DO GELO
 

O gelo pode ser considerado um anti-inflamatório natural, no entanto, este nem sempre diminui a resposta inflamatória, mas reduz os sintomas e sinais clássicos da inflamação: dor, inchaço (edema), vermelhidão (rubor), aumento da temperatura local e a dor. Além de causar uma redução do consumo de oxigênio em consequência da desaceleração do metabolismo, o que aumenta a sobrevida das células de tecidos lesionados.

A aplicação de gelo tem bons resultados se logo após um trauma e ao longo do tratamento de lesões como tendinites, estiramentos, torções e distensões, acelerando a reabilitação.


Inicialmente ele provoca uma vasoconstrição o que faz com que a pele fique pálida (diminuição do fluxo de sangue) e uma vasodilatação reflexa, ou seja depois de alguns minutos o local fica vermelho.
Na primeira fase (vasoconstrição) o gelo diminui o funcionamento dos nervos o que produz anestesia. Essa analgesia permanece por algum tempo, mesmo após a sua retirada.

O gelo deve ser aplicado cerca de vinte minutos de cada vez, o uso por longos períodos pode provocar queimaduras. Nunca o coloque diretamente sobre a pele, a pele deve estar protegida por um pano e o gelo deve estar dentro de um saco.

Profissionalmente, como osteopata, recomendo, em situações de inflamação, a utilização de gelo e tenho obtido bons resultados.
 
Marisa Ricardo
Osteopata
Telem: 962790024
 
Centro Comercial da Aranguês, 1º Andar loja 31 AB
2910 Setúbal




 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário